MaisFé.org

Como saber se o que estou sentido é amor verdadeiro?

Todos nós queremos ser amados, nos sentirmos amados ou amar. Buscamos por um amor que possa ser verdadeiro e para sempre. Mas como podemos saber se o que sentimos é amor e se é verdadeiro?

Lembro que durante minha adolescência, meus pais sempre diziam:

“Se você conhecer um rapaz e quando vocês estiverem juntos, ele te inspirar a ser melhor, esse homem é digno do seu amor e está despertando o amor em seu coração. Na presença dele, você tem o desejo de ser a melhor pessoa que poderá se tornar.”

O Élder Bruce C. Hafen declarou:

“Primeiro sejam amigos e depois namorados.”

Meu esposo e eu encontramos com John (nome fictício) enquanto ele esperava por sua esposa em seu grande dia. Meu esposo perguntou sobre sua história de amor, e ele compartilhou conosco que ele e sua futura esposa se conheceram enquanto ainda estava na faculdade.

Ele sabia que ela era membro da Igreja. Ele disse que ela era muito bonita e uma garota muito especial. Ela amava ler o Livro de Mórmon com ele e prestar seu testemunho na Igreja.

Ele não se lembra de ter sido pressionado a se tornar um membro da igreja. Contudo, a paciência, a honestidade e a sinceridade dela o ajudou a abrir o coração e escutar os missionários.

Então, ele foi batizado e sabia por si mesmo que tudo era verdade – não porque ele a amava, mas porque era assim que ele se sentia. Ele nos disse que sempre que estava com ela ele queria ser melhor. Então, ambos oraram e jejuaram para saber se deveriam se casar.

Eu e meu esposo o admiramos muito. Ele a ama muito, a respeita e nunca se aproveitou dela. Ficamos muito felizes de poder testemunhar aquele dia tão especial.

intimidade

Como definir o amor verdadeiro?

No Manual do Casamento Eterno, lemos algumas citações do presidente Spencer W. Kimball que afirmam o seguinte:

“Quando amamos realmente uma pessoa, preferimos morrer a prejudicá-la.”

“O que é o amor? Muitas pessoas pensam nisso como a mera atração física quando falam em ‘apaixonar-se’ ou ‘amor à primeira vista’”.

Não podemos afirmar que é amor verdadeiro na primeira vez que se conhece alguém, apesar de alguns afirmarem que sim.

O amor só pode ser verdadeiro se quando você está com a pessoa, você tem o desejo de ser melhor, se você está disposto a sacrificar sua própria felicidade por aquela pessoa, e se você está comprometido a fazer tudo nos bons e maus momentos.

Ele também disse que:

“O verdadeiro amor não vem embrulhado num papel tão frágil e inconsistente. Uma pessoa pode sentir-se imediatamente atraída por outra, mas o amor é muito mais do que a atração física. Ele é profundo, amplo e abrangente. A atração física é apenas um de seus muitos elementos, mas é preciso haver fé, confiança, compreensão e companheirismo. É preciso haver ideais e padrões comuns. É preciso haver grande devoção e companheirismo. O amor é pureza, progresso, sacrifício e altruísmo. Esse tipo de amor nunca se cansa nem desaparece, mas sobrevive à doença e a tristeza, à pobreza e à privação, ao sucesso e ao fracasso, pelo tempo e por toda a eternidade.”

casamento

Como podemos fortalecer nosso amor?

Acredito que todos nós já passamos por rompimentos e/ou tivemos nossos corações partidos, não somente dentro de relacionamentos amorosos, mas por amigos e familiares.

Quando essas experiências são muito dolorosas, tendemos a desistir do amor. Temos medo de falhar e nos machucarmos. Existem muitas razões pelas quais isto acontece. Porém, existem maneiras de fortalecer nosso amor, vencer nossos medos e amar novamente.

Em tempos difíceis, ore mais. Devemos ter o desejo de nos aproximarmos do Senhor durante nossas provações. Devemos continuamente ter esperanças de um novo amanhã. Em nossas orações, devemos sempre expressar nossa gratidão pela oportunidade de ter uma nova experiência de aprendizado, e pensar sempre pelo lado positivo.

Sirva ao próximo. Durante as provações, nossa tendência natural é de pensarmos mais em nosso sentimentos e condições do que nos outros. Devemos servir mais do que somos servidos. Quando servimos ao próximo, aprendemos que não estamos sozinhos e percebemos o quanto o Senhor nos abençoa.

Aprenda mais sobre o amor do Salvador. Estudar as escrituras e ouvir os conselhos dos profetas nos ajudará a entender e internalizar o amor incondicional do Senhor por nós. Não importa quantas vezes falhamos com ele por causa de nossas escolhas, nosso Pai Celestial nunca desiste de nós.

intimidade

Eu tinha uma amiga que era muito querida. Houve uma época que ela passou por um rompimento muito doloroso com o amor de sua vida.

O amor dela por aquele homem era inquestionável, e ela ficou muito machucada pelas escolhas de seu namorado de romper o relacionamento.

Mas ela foi valente e encarou aquele desafio. A vi no outro dia com um grande sorriso no rosto, e pude sentir a esperança que ela tinha em seu coração de que tudo ficaria bem.

Toda vez que ela se lembrava daquele sentimento, ela parava para meditar e conversava com o Pai Celestial.

Ela também dedicou um tempo para conhecer novas pessoas e tentou ativamente aprender mais sobre o Salvador e o grande plano do Senhor.

Sua fé fez milagres em sua vida. Ela voltou a namorar com o seu ex-namorado, e dessa vez o amor deles estava mais terno e forte.

Me lembro de ouvir ela dizer, “Eu nunca exigiria que ele mudasse por mim. Na verdade, eu o amarei mais a cada dia e o aceitarei pelo que ele é”.

Seu amor incondicional por aquele rapaz o transformou em uma pessoa melhor, e sou testemunha disto. Eles sobrepujaram esse grande teste, casaram-se no templo e foram abençoados com um filho, que completou as suas vidas.

Isso é amor? Sim, definitivamente.

Fonte: Faith.ph

Relacionado:

5 sinais de que está namorando com a pessoa certa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *