MaisFé.org

Como posso ser mais grato?

Você com certeza já se viu em uma posição onde só via o lado negativo, até que, por si mesmo ou com a ajuda de alguém, escolhe apenas ser grato e olhar para o lado positivo daquela situação.

Isso é comum, acontece com todo mundo e faz parte do nosso amadurecimento intelectual e espiritual. Muitas das situações que vivemos podem nos afastar da gratidão, sejam dificuldades financeiras, de saúde, mentais ou espirituais. Todos nós estamos no caminho da superação e da busca pela felicidade.

A definição de gratidão no site da Igreja de Jesus Cristo é a seguinte:

“Gratidão é um sentimento de agradecimento pelas bênçãos ou pelos benefícios que recebemos.”

Contudo, o Presidente Henry B. Eyring disse que “não é fácil ser constantemente grato em todas as coisas nas tribulações da vida.”

“É um desafio contar nossas bênçãos, pois temos a tendência de não dar o devido valor às coisas boas.”

Mas, ele também ensinou que:

“Com o auxílio do Pai, todos nós podemos optar por ser mais gratos. Podemos pedir-Lhe que nos ajude a enxergar nossas bênçãos com mais clareza, sejam quais forem as circunstâncias.”

A gratidão é um princípio fundamental na vida cristã. Quando somos gratos, reconhecemos que tudo o que temos vem de Deus e que em Seu tempo receberemos todas as bênçãos que Ele nos prometeu.

Para ajudar você a ser grato, fizemos uma lista do que fazer e do que não fazer para demonstrar sua gratidão.

Para ser grato, não faça isso!

Comparação constante. Se focamos no que os outros têm, em vez de valorizar as bênçãos que já recebemos, podemos nutrir sentimentos de inveja e insatisfação.

Reclamação excessiva. Quando nos concentramos apenas nos problemas ou dificuldades, acabamos deixando de ver as coisas boas que estão presentes em nossa vida.

Focar no que falta. Se temos uma mentalidade de escassez, ou seja, sempre enxergamos o que não temos, acabamos não reconhecendo o que já possuímos.

Esquecer as bênçãos que já recebemos. Não lembrar dos momentos em que fomos abençoados ou ajudados por Deus pode nos levar à ingratidão.

Criar expectativas irreais. Se esperamos perfeição ou grandes resultados o tempo todo, podemos negligenciar as pequenas, mas significativas, bênçãos do dia-a-dia.

Vitimização. Assumir uma postura de vítima, acreditando que todos estão contra nós, tira a nossa percepção das coisas boas.

Homem sorrindo positividade

Ações que vão ajudar você a ser mais grato

Orar com gratidão. Agradeça a Deus diariamente por Suas bênçãos, tanto nas situações boas quanto nos desafios. A oração de gratidão nos aproxima de Deus e fortalece nossa fé.

Reconhecer as bênçãos. Faça uma lista das coisas pelas quais você é grato. Esse ato simples pode ajudar você a visualizar o quanto já recebeu e foi abençoado.

Ajudar o próximo. Servir ao próximo é uma forma de retribuir as bênçãos que recebemos. O ato de servir nos permite enxergar a vida sob uma nova perspectiva e fortalecer o sentimento de gratidão.

Cultivar a paciência. Ser paciente em momentos de dificuldade mostra confiança no plano de Deus para você. Assim, você vai encontrar motivos para agradecer, mesmo em meio aos desafios.

Compartilhar testemunhos. Quando falamos sobre nossas experiências de fé e bênçãos com outras pessoas, reconhecemos o quanto Deus está presente em nossas vidas, além de inspirar outras pessoas a serem mais gratas.

Evitar reclamações. Em vez de focar no que está dando errado, adote uma postura positiva e grata, mesmo diante de dificuldades. Você vai ver que seu caminho é trilhado por oportunidades de crescimento e aprendizado.

Celebrar pequenas conquistas. A gratidão também pode ser demonstrada ao reconhecer as pequenas vitórias diárias. Não esqueça de agradecer a Deus pelos pequenos detalhes.

Cultivar o contentamento. Aceite o que tem com alegria e reconheça que Deus dá a você o suficiente para as suas necessidades. Essa atitude trará a você uma vida mais grata.

Meditar nas escrituras. Se você reservar tempo para ler e ponderar nas escrituras, vai fortalecer sua conexão com Deus. É no estudo das escrituras que aprendemos a reconhecer as promessas e bênçãos do Senhor.

Ser resiliente. Ser resiliente significa confiar que Deus está no controle, mesmo quando as coisas parecem difíceis. Ao confiar que Deus tem um propósito, mesmo nas adversidades, aprendemos a encontrar bênçãos escondidas em meio às dificuldades. Em vez de focar no sofrimento, agradeça pelo crescimento espiritual e pelo apoio de seu Pai Celestial durante os tempos difíceis.

O Élder Dieter F. Uchtdorf ensinou que “podemos decidir ser gratos, não importa o que aconteça”.

A escolha de ser gratos é uma atitude diária, independente das circunstâncias. Quando somos gratos, mesmo em meio a desafios, fortalecemos nossa fé em Deus e em Cristo e sabemos que Eles estão sempre ao nosso lado.

Pode ser interessante:

Posto original de Maisfé.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *