MaisFé.org

O chamado não descrito no Manual Geral da Igreja

Depois de quase 18 anos liderando a Beauty Industry Group, Derrick Porter sentiu-se inspirado a deixar seu cargo de CEO e tornar-se apenas membro do conselho da empresa.

Um dos motivos para essa mudança ficou claro apenas três dias após o anúncio da decisão: Derrick recebeu um convite da Primeira Presidência para aceitar o chamado como novo produtor executivo, redator principal e apresentador do Música e Palavras de Inspiração, substituindo Lloyd D. Newell após 34 anos de serviço.

Derrick descreve o chamado como um “choque completo e uma surpresa”. E o motivo para isso é que não houve audição nem uma lista de interessados para essa designação. Mas, olhando para trás, ele consegue ver “confirmações contínuas” da mão do Senhor nesse chamado para servir.

“O tempo em que tudo aconteceu foi uma confirmação de que é assim que devo usar meu tempo, enquanto o Senhor quiser. No momento em que o chamado foi estendido, foi difícil ver como eu conseguiria cumprir esse papel. Mas, após semanas e meses refletindo sobre minha vida, vejo claramente como fui sendo preparado passo a passo — ‘linha sobre linha, preceito sobre preceito’ — até chegar aqui.”

Evidências de uma preparação divina

Derrick sempre foi apaixonado por música. Cresceu se apresentando com seus irmãos e passou os verões durante sua adolescência cantando com um grupo vocal no Japão. Ele e a esposa, Rebecca, se conheceram se apresentando em um parque de diversões local, e seus seis filhos tocam diversos instrumentos, como piano, violoncelo, bateria e trompete.

“Quando os momentos mais importantes da vida aconteceram, a música estava presente — e isso fez diferença”, ele diz. “Na cerimônia do meu casamento, as músicas fizeram a diferença. Quando minha irmãzinha faleceu, as músicas no funeral fizeram a diferença. Quando servi como bispo, cada hino na reunião sacramental fez a diferença.”

Durante seu tempo como bispo, Derrick recebeu uma inspiração clara para melhorar suas habilidades de escrita, a fim de criar mensagens curtas e inspiradoras.

“Fiquei maravilhado ao ser chamado anos depois para uma posição onde escrever tem um papel tão importante. Isso foi mais uma confirmação de que este chamado é certo.”

Por causa de suas responsabilidades profissionais, Derrick teve muitas oportunidades de apresentar-se para diferentes públicos e viajar por dezenas de países — conectando-se com pessoas em todos os continentes, exceto a Antártida.

“Tenho amigos próximos vivendo em lugares bem remotos”, comenta. “Por onde passo, sou inspirado pelas pessoas que conheço. Elas me ajudam a perceber o valor de cada pessoa e como o mundo precisa da diversidade rica que tem. Quando conseguimos unir toda essa diversidade, um belo mosaico se forma.”

Nos últimos dez anos, Derrick e sua família levaram visitantes do mundo todo para assistir às transmissões do Música e Palavras de Inspiração.

“Dois anos atrás, levei um casal do Reino Unido a uma transmissão”, relembra. “Quando a primeira música começou, olhei para eles e ambos estavam chorando. Perguntei: ‘Está tudo bem?’ E eles disseram: ‘Essa é a música do nosso casamento.’”

“E aquela música reacendeu sentimentos de 15 anos atrás, quando se casaram, trazendo de volta alegria, amor e conexão. E é isso que o Música e Palavras de Inspiração faz toda semana para quem participa.”

Derrick Porter e amigos no Música e Palavras de Inspiração

O alcance global do programa Música e Palavras de Inspiração

Na semana seguinte à sua primeira transmissão, Derrick recebeu mensagens de pessoas ao redor do mundo, incluindo um amigo no Iraque e outro na Ucrânia. Este último não era membro da Igreja, mas sentiu vontade de assistir e escreveu para Derrick: “Nunca a Ucrânia precisou tanto do que esse programa pode oferecer como agora.”

“A música é uma linguagem universal — é o grande elo”, diz Derrick. “E mesmo quando a tradução instantânea das palavras não é possível, por causa do Espírito, há uma tradução instantânea para o coração que gera conexão por meio do Música e Palavras de Inspiração.”

Mesmo com pouco tempo na função, Derrick já recebeu inúmeras mensagens de pessoas expressando gratidão pelo programa e pelas mensagens edificantes que ele transmite.

Pouca gente sabe que o papel de apresentador do Música e Palavras de Inspiração é voluntário e não remunerado. A transmissão, que conta com apresentações do renomado Coro do Tabernáculo na Praça do Templo, é a mais longa transmissão semanal contínua do mundo, em exibição desde 1929. Antes de Lloyd Newell, Richard L. Evans e J. Spencer Kinard também serviram como apresentadores.

“Esse chamado não está descrito no Manual Geral da Igreja; não há muita precedência sobre como fazer a transição”, explica Derrick.

“Me senti extremamente humilde ao subir naquele palco pela primeira vez. Quando, ao final da introdução, disse: ‘Apresentamos oficialmente a vocês o Música e Palavras de Inspiração,’ foi difícil terminar essa frase — porque sou apenas a quarta pessoa em 95 anos a ocupar essa função.”

Música e Palavras de Inspiração

Trabalho em equipe e propósito maior

Apesar de sua voz se tornar conhecida nas transmissões semanais, Derrick faz questão de reconhecer o esforço da equipe que mantém o programa funcionando. 

Cada integrante do coral e da orquestra é designado como missionário, e os maestros Mack Wilberg e Ryan Murphy trabalham em conjunto com Derrick e a presidência do coral para criar a mensagem de cada domingo, com foco em um público global.

“Há mais de 40 pessoas nos bastidores ou nas laterais do palco todo domingo de manhã, além do coral e da orquestra, para que tudo funcione bem”, diz Derrick. “Quando você faz parte de uma instituição, ela é maior do que você ou qualquer pessoa ao seu redor. Neste caso, é a transmissão do Senhor, e as pessoas sentem isso ao assistir ao vivo.”

Assim, um elemento essencial da transmissão é a tecnologia, que permite essa participação global. Desde sua criação, a tecnologia avançou muito, e milhares de pessoas assistem semanalmente por transmissões ao vivo nas redes sociais.

“Ao olhar para o futuro do Música e Palavras de Inspiração, o que mais me empolga é ver mais e mais pessoas no mundo inteiro descobrindo o programa e recebendo os benefícios da sua missão: transmitir paz, esperança e alegria ao mundo”, afirma Derrick. “E, com cerca de 8 bilhões de pessoas no planeta, essa oportunidade é infinita.

Música e Palavras de Inspiração, seja na TV, no rádio ou ao vivo, pode ser um ‘bálsamo de Gileade’ para quem precisa de esperança, alegria ou paz em sua vida. Esse programa nunca substituirá a reunião sacramental — e nunca deve substituir o sacramento. Mas está ali como uma testemunha adicional, e nossa fé pode ser fortalecida pelos sentimentos que teremos ao ouvirmos esse programa.”

Fonte: LDS Living

Veja também

The post O chamado não descrito no Manual Geral da Igreja appeared first on maisfe.org.

Posto original de Maisfé.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *