100 anos de Centros de Treinamento Missionário
Em março de 2025, completam-se 100 anos desde a inauguração do Salt Lake Mission Home, precursor dos atuais Centros de Treinamento Missionário (MTCs) de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
O treinamento missionário começou no início da organização da Igreja, com a Escola dos Profetas, na década de 1830, onde os élderes se preparavam para ensinar o evangelho. Em 1925, o Salt Lake Mission Home passou a treinar cerca de 100 missionários por semana. Os que precisavam aprender um novo idioma faziam isso diretamente no campo missionário.
Hoje, a Igreja de Jesus Cristo já preparou e enviou mais de 1 milhão de missionários desde seu primeiro missionário, Samuel Smith, em 1830. Veja abaixo uma linha do tempo da evolução dos CTM’s:

É criado o Salt Lake Mission Home
Março de 1925 — Um novo Lar Missionário e Escola Preparatória da Igreja, conhecido como Salt Lake Mission Home (Lar Missionário de Salt Lake, tradução livre), é inaugurado para acomodar até 99 missionários por vez em um treinamento de uma semana. Missionários que aprendem um novo idioma continuam seus estudos no campo missionário designado, permanecendo até seis meses a mais do que os missionários falantes nativos para desenvolver suas habilidades linguísticas.
Final da década de 1950 — Missionários chamados para o México enfrentam dificuldades para obter permissões de entrada no país, com atrasos de até três meses. Esses atrasos levam à consideração da criação de uma instalação de treinamento de idiomas na Universidade Brigham Young (BYU).
Outubro de 1961 — O Élder Marion G. Romney, do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja SUD, apresenta uma proposta de programa de treinamento de idiomas à Primeira Presidência, estabelecendo o primeiro Instituto de Idiomas Missionário no campus da BYU.

Começa o treinamento de idiomas
4 de dezembro de 1961 — Um grupo de missionários, 14 destinados à Argentina e 16 ao México, chega do Salt Lake Mission Home e se apresenta ao Edifício de Ex-Alunos da BYU como a primeira turma do programa de treinamento de idiomas.
Março de 1963 — O Élder Gordon B. Hinckley, do Quórum dos Doze, recomenda que todos os missionários que precisem de treinamento em línguas estrangeiras recebam um período de preparação antes de entrarem no campo missionário.
16 de junho de 1963 — A Primeira Presidência muda o nome do Instituto de Idiomas Missionário para Missão de Treinamento de Idiomas (LTM, na sigla em inglês), adicionando treinamentos em português e alemão. O Knight-Mangum Hall da BYU serve como sede do LTM pelos próximos 13 anos. Os missionários de língua inglesa ainda frequentam o Salt Lake Mission Home, que permanece em uso até 1978.
1968 — A Igreja SUD passa a oferecer treinamento em todos os 16 idiomas utilizados. LTMs separados são abertos no Ricks College (para os idiomas holandês e escandinavo) e no Church College of Hawaii (para os idiomas polinésios e orientais).

O complexo da Missão de Treinamento de Idiomas de Provo
1971 — Mais de 2.500 missionários são treinados neste ano no LTM; dentro de dois anos, o Comitê Missionário da Igreja aprova planos para um novo complexo de Missão de Treinamento de Idiomas em Provo.
18 de julho de 1974 — Com a presença do Élder Ezra Taft Benson, do Quórum dos Doze, é iniciada a construção do novo complexo da Missão de Treinamento de Idiomas de Provo, em um terreno de 26 acres.
3 de agosto de 1976 — Os primeiros missionários entram na nova Missão de Treinamento de Idiomas, com a conclusão da Fase I. O projeto inclui 37 escritórios, 22 capelas, 290 salas de aula, 12 salas de observação e capacidade de alojamento para 2.974 missionários. Também fazem parte do complexo um salão multiuso, refeitório, cozinha, centro de recursos de aprendizado, sala dos professores, livraria e centro de saúde.
27 de setembro de 1976 — O Presidente da Igreja, Spencer W. Kimball, dedica a nova Missão de Treinamento de Idiomas. Participam da cerimônia a Primeira Presidência, outras autoridades gerais da Igreja, ex-presidentes do LTM e cerca de 1.300 missionários em treinamento.

Centros de Treinamento Missionários pelo mundo
1977 — As primeiras instalações internacionais de treinamento missionário são estabelecidas em São Paulo, Brasil, e Hamilton, Nova Zelândia.
Outubro de 1978 — Missionários chamados para missões de língua inglesa passam a ser treinados na Missão de Treinamento de Idiomas, e o nome da instalação é alterado para Centro de Treinamento Missionário ou como é popularmente conhecido CTM.
Com o crescimento da Igreja, novos idiomas foram adicionados e mais MTCs foram abertos. Atualmente, existem 11 centros ao redor do mundo, eles são:
- Centro de Treinamento Missionário do Brasil, em São Paulo, Brasil.
- Centro de Treinamento Missionário da República Democrática do Congo, em Kinshasa, República Democrática do Congo.
- Centro de Treinamento Missionário da Inglaterra, em Preston, Inglaterra.
- Centro de Treinamento Missionário de Gana, em Acra, Gana.
- Centro de Treinamento Missionário do México, na Cidade do México, México.
- Centro de Treinamento Missionário da Nova Zelândia, em Auckland, Nova Zelândia.
- Centro de Treinamento Missionário do Peru, em Lima, Peru.
- Centro de Treinamento Missionário das Filipinas, em Manila, Filipinas.
- Centro de Treinamento Missionário de Provo, em Provo, Utah.
- Centro de Treinamento Missionário da África do Sul, em Joanesburgo, África do Sul.
- Centro de Treinamento Missionário da Tailândia, em Bangcoc, Tailândia.
Veja também: Conheça os Centros de Treinamento Missionário da Igreja pelo mundo

O Centro de Treinamento Missionário na era digital
A pandemia de COVID-19 forçou o fechamento dos CTM’s em março de 2020, levando a Igreja a adotar treinamentos online. Desde junho de 2020, muitos missionários iniciam a capacitação remotamente antes de seguir para um presencial Centro de Treinamento Missionário.
O élder Jarom Michael Moody, chamado para a Missão Boston, destacou os benefícios do aprendizado remoto: “Podemos envolver nossa família no treinamento. Isso ajuda a nos prepararmos sem saudades de casa e nos torna missionários mais eficazes.”
Ao longo de um século, o treinamento missionário evoluiu significativamente, adaptando-se às necessidades da Igreja e dos missionários, mas sempre mantendo o compromisso de ensinar e propagar o evangelho pelo mundo.
Fontes: Church News, Deseret News
The post 100 anos de Centros de Treinamento Missionário appeared first on maisfe.org.
Posto original de Maisfé.org