3 Dicas para fortalecer o relacionamento durante o namoro
Conversas sobre assuntos sérios podem ser incrivelmente incômodas, especialmente quando elas acontecem com a pessoa com quem você está namorando.
No entanto, essas conversas cruciais devem ocorrer porque podem ajudar a fortalecer seu relacionamento e criar confiança, ou podem ajudar a perceber que ambos os lados têm prioridades diferentes.
Todas as pessoas têm experiências, dificuldades, expectativas e sonhos que devem ser compartilhados com seu companheiro eterno.
É provável que alguns pontos de vista sejam diferentes como a maneira de administrar as finanças, a maneira como enfrentar certos desafios, diferentes ideias sobre o papel de esposo e esposa e outras diferenças que podem ser discutidas antes de começar uma vida juntos.
Tenha em mente que não existe alguém que concorde com você em todas as coisas, porém, quando ambos estão dispostos a conversar sobre esses assuntos mais sérios, este tipo de diálogo poderá ajuda-los a enfrentar juntos todas as situações que encontrarão no futuro.
Seguem três sugestões para conversar sobre assuntos sérios, difíceis ou complicados para saber se seu relacionamento está progredindo ou não.
1. Encontre o momento adequado
Antes de falar sobre algo que possa incomodar ambos os lados, escolha o momento adequado para a conversa. Se a pessoa não está preparada para falar o assunto, respeite seus sentimentos e sugira adiar o assunto até que ambos se sintam prontos.
Quando meu esposo e eu éramos namorados, existiam alguns aspectos que ambos sabiam que deveriam ser discutidos, mas quando começávamos a falar sobre o assunto, percebíamos que não estávamos prontos para conversar, então decidimos esperar.
Com o passar do tempo, começamos a confiar mais um no outro e finalmente estávamos prontos para falar sobre o assunto. Tivemos uma conversa séria, mas que se transformou em um momento de consolo e apoio mútuo.
Nossa maneira de abordar essa conversa se transformou no padrão que seguiríamos no futuro, para sempre que necessitávamos conversar sobre assuntos mais sérios.
2. Seja honesto ou honesta
A honestidade é um ponto chave quando se trata de abordar assuntos sérios ou complicados.
Somos ensinados que quando somos honestos em todos os sentidos, “teremos paz de consciência e manteremos o respeito próprio. Edificaremos força de caráter, que nos permitirá servir a Deus e às pessoas. Seremos dignos de confiança aos olhos de Deus e das pessoas ao nosso redor” (Sempre Fiéis).
Também podemos aprender através do exemplo do povo de Amon no Livro de Mórmon, que foram “perfeitamente honestos e justos em todas as coisas” (Alma 27:27).
Pode parecer mais fácil esconder nossos sentimentos verdadeiros sobre um assunto específico ou outros assuntos do passado, mas é sempre melhor falar com honestidade.
Se há algo que precisa ser resolvido ou falado com o bispo, que não foi conversado com a pessoa que você namora, é melhor resolvê-lo agora e não esperar. Ambos merecem uma pessoa que viva digna de entrar no templo.
Embora parte de ser honesto é expressar que você não se sente pronto para falar sobre certas coisas, não adie o que sabe que deve corrigir. Isto pode prejudicar a pessoa que você espera que seja seu futuro cônjuge.
O Espírito Santos os guiará de acordo com a sua disposição de ser honestos em seu relacionamento.
3. Aprenda a escutar
Quando compartilharem coisas importantes um com o outro, ou quando não concordarem, vocês podem ter sentimentos que os machucam, e isto é completamente normal. Mas para se comunicar de maneira eficaz, é melhor acalmar as emoções para que possam se escutar mutuamente.
O presidente Russell M. Nelson ensinou que:
“Os filhos de Deus devem aprender a ouvir, depois ouvir para aprender do Senhor.”
Primeiro devemos entender para então sermos entendidos. Certifique-se de escutar para compreender completamente qual é o ponto de vista da outra pessoa, mesmo que ela diga algo que você não quer escutar.
Quanto mais escutar, mais fácil será para compreender o que a outra pessoa disse e desta maneira poder superar os sentimentos que foram feridos naquele momento.
A comunicação em uma relação requer um esforço real por parte de ambas as pessoas, e valerá a pena. Aprender a comunicar-se sobre o que é fácil e difícil será uma grande benção em sua relação.
E se você aprendeu a falar sobre assuntos sérios ou complicados com seu futuro companheiro eterno, essa será a base fundamental que fortalecerá seu relacionamento e seu futuro casamento eterno.
Fonte: churchofjesuschrist.org
Perguntas e Respostas: É importante ter atração física em um relacionamento?