“Witnesses: o novo filme sobre as testemunhas do Livro de Mórmon”
Você deve estar familiarizado com os nomes Oliver Cowdery, David Whitmer e Martin Harris, especialmente se você é membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Cada um desses homens desempenhou um papel importante na história da Igreja.
Toda cópia impressa do Livro de Mórmon contém o testemunho desses homens e testemunho da veracidade do registro.
Entretanto, mesmo se você estiver familiarizado com a história dessas testemunhas, há muito que você para aprender sobre eles. É por isso que a The Interpreter Foundation está trazendo a história não contada desses homens à vida nas telas dos cinemas.
O filme “Witenesses” (Testemunhas), estreia em 4 de junho nos Estados Unidos e explora mais de perto Cowdery, Whitmer e Harris e como seu chamado como testemunhas os mudou e cumpriu revelação.
Apreciar a humanidade dos primeiros líderes da Igreja
Filmado em Utah, Canadá e Massachusetts no ano passado, o filme “Witnesses” explora a vida dos homens que desempenharam papéis essenciais no início da história da Igreja.
O ator Paul Wuthrich de “Witnesses” está feliz por cumprir seu “papel dos sonhos” de interpretar Joseph Smith, a quem ele chama de seu herói. Esse sentimento aumentou à medida que ele aprendeu mais sobre as experiências e o lado mais humano da realidade de Joseph.
Desde sua primeira audição, que envolveu a leitura de uma cena intensa entre Smith e Cowdery, Wuthrich sabia que estaria retratando um novo lado do profeta que ele, e muitos outros, sempre quis ver: o lado humano.
Além de Joseph Smith, “Witnesses” explora a humanidade e a simplicidade de todos os personagens principais.
A experiência pessoal para os atores
Os críticos de cinema disseram que os atores oferecem “desempenhos revigorantes de maneiras profundas e significativas” à medida que os personagens se sacrificam por sua fé, lealdade e pela nobre causa em que acreditavam.
Lincoln Hoppe, Michael Zuccola e Caleb J. Spivak foram escalados como Martin Harris, David Whitmer e Oliver Cowdery, respectivamente.
Mas antes de ter acesso ao roteiro, Zuccola e Spivak não tinham ouvido falar de Joseph Smith, das placas de ouro ou dos homens que interpretariam. Isso fez com que eles descobrissem a maravilha dessas experiências por si mesmos em cada cena.
Sua apresentação ajuda o público a entender melhor como deve ter sido para esses homens conhecer um vidente, ver um registro antigo em placas de ouro e estar diante de um anjo.
Um testemunho para o mundo
Conforme retratado no filme, não deve ter sido fácil para esses homens ser uma testemunha da veracidade do evangelho restaurado. No entanto, suas palavras perduraram através dos tempos e alcançaram um público mais amplo e mundial.
Talvez a profecia frequentemente citada e mais amada de Joseph Smith contida em uma carta de 1842 endereçada ao editor do jornal de Chicago, John Wentworth, resuma-a melhor:
“Nenhuma mão ímpia conseguirá impedir o progresso desta obra; mesmo que sejam deflagradas violentas perseguições, que se reúnam multidões enfurecidas, que exércitos sejam mobilizados, mesmo que haja calúnias e difamações, a verdade de Deus seguirá adiante, com destemor, nobreza e independência, até que tenha penetrado em todos os continentes, visitado todas as regiões, varrido todos os países e soado em todos os ouvidos, até que os propósitos de Deus sejam cumpridos, e o Grande Jeová declare estar a obra concluída.”
Cowdery, Whitmer e Harris certamente lidaram com perseguições, turbas e tentativas de difamar seu testemunho, mas eles nunca negaram o que disseram. Eles sabiam que seu testemunho estava impresso em 5 mil exemplares do Livro de Mórmon em 1829.
Imagine o que eles pensariam quase 200 anos depois, com mais de 192 milhões de cópias impressas em 3.500 idiomas disponíveis em todo o mundo.
Estude a história enquanto aguarda para ver o filme
Da mesma forma, o filme “Witnesses” está alcançando um público amplo. Com a estreia marcada para 4 de junho, o filme foi originalmente programado para 25, depois 30, depois 42 cinemas.
Agora, a Purdie Distribution informou que o filme estará disponível em mais de 350 cinemas em todo o território americano.
Além disso, a The Interpreter Foundation, com o apoio da FAIR e do Book of Mormon Central, criou um novo site para destacar as experiências das testemunhas da veracidade do Livro de Mórmon.
Este é um ótimo recurso para quem está estudando a história da Igreja e Doutrina e Convênios neste ano e para que o material fique disponível durante próximos anos.
Enquanto aguardamos para que as plataformas de streaming exibam o filme em nosso país, você pode acessar o artigo “10 coisas que você não sabia sobre as testemunhas do Livro de Mórmon” que traduzimos sobre as três testemunhas, as oito testemunhas e outras pessoas que viram e manusearam as placas de ouro.
O longa-metragem “Witnesses” será seguido por um documentário chamado “ ”Undaunted: Witnesses of the Book of Mormon”, que será lançado ainda este ano.
À medida que novas pesquisas são realizadas a respeito das testemunhas do Livro de Mórmon, o site continuará a crescer para se tornar uma das principais ferramentas no estudo da história desses importantes personagens e de seus testemunhos do Livro de Mórmon.
Fonte: Deseret News