MaisFé.org

“Tenho orgulho de ser gay e filho de Deus” – Discurso de orador de turma em formatura da BYU

CNN. Washington Post. Fox. Huffington Post. CBS. O discurso marcante de um orador de turma santo dos últimos dias em uma formatura na BYU vem tomando força ao ganhar as manchetes em todo o país.

Durante seu discurso, o formando em ciência política Matthew Easton afirmou:

“Eu estou diante de minha família, meus amigos e estou me formando hoje para dizer que tenho orgulho de ser gay e filho de Deus”.

A mensagem de Easton foi ouvida por 10.000 pessoas presentes no Marriott Center, bem como milhares em todos o país: “Parabéns para aqueles que se sentiram sozinhos, com medo ou incertos, enquanto estiveram aqui. Àqueles de nós que enfrentam dificuldades com nossas crenças e aqueles que a fortaleceram. Parabéns aos meus irmãos de cor, meus amigos LGBTQ, aos alunos que estão enfrentando alguma doença mental, a todos aqueles que constantemente têm enfrentado adversidades para tornar o nosso campus melhor para as gerações futuras. Você é notado, você é amado, e hoje você está aqui para comemorar”.

Easton compartilhou seus triunfos na BYU, arrancando risos e lágrimas ao descreveu seu encontro com um cervo desgarrado no campus, bem como a batalha de sua mãe contra o câncer. Depois de detalhar a história de Enos e sua luta diante de Deus em oração, Easton compartilhou suas próprias batalhas “em oração com meu criador. Foi nestes momentos tranquilos de dor e confusão em que eu senti outro triunfo, o de ser não quem eu achava que deveria ser, mas quem o Senhor me fez”.

“Quatro anos atrás, teria sido impossível para mim imaginar que eu me assumiria para a faculdade inteira”, continuou ele. “É um sentimento fenomenal. E é uma vitória para mim e por si só.”

Ao compartilhar sua história, Easton espera que outros possam encontrar a força para não só mudar o mundo, mas para mudar os outros e mudar a si mesmo. Em um discurso que foi visto por mais de 66.000 só no YouTube, Easton testificou de modo poderoso: “a expiação de Jesus Cristo é perfeita e eterna e por meio de nosso Salvador também podemos tornar-nos perfeitos. ‘Pois eis que esta é minha obra e a minha glória —levar a efeito a imortalidade e a vida eterna do homem.’ O que poderia ser melhor para comemorar?”

Sou grato à @byu_fhss por me permitir compartilhar meu eu autêntico e vulnerável a tantos em nossa faculdade.

Matty Easton @ easton_matty

Durante o meu tempo na BYU, tenho me assumido lentamente para os meus familiares e amigos mais próximos. Entretanto, esta é a primeira vez que eu fiz a declaração publicamente. Eu senti que era importante compartilhar tanto para mim quanto par a comunidade LGBTQ+ na BYU.

Quando Easton aproximou-se do escritório do reitor com a ideia de mencionar sua sexualidade em seu discurso da turma, o conselho que ele recebeu foi “vá em frente”. No Twitter, Easton compartilhou:

“Embora eu não fale por todo mundo, a minha própria experiência é tudo o que posso compartilhar, e espero que as pessoas saibam que há muitos de nós aqui na BYU, e não vamos a lugar nenhum tão cedo. Não posso nem começar a nomear todos os professores e docentes que me amaram e me apoiaram nos âmbitos acadêmico, mental e espiritual. Eu não poderia ter pedido uma experiência melhor. Obrigado, vocês sabem quem são.”

Em resposta à mensagem de Easton, muitos voltaram-se para as mídias sociais para compartilhar seu amor e apoio. A estrela da Broadway, Kristin Chenoweth, disse: “Estou muito orgulhosa de você. Como uma mulher cristã hetero, eu estou ao seu lado!! Eu digo a você: VOCÊ É AMADO!!!!!”

Em resposta à entrevista do Washington Post, Easton compartilhou:

“Eu não sou defeituoso. Sou amado e importante para o plano do nosso Grande Criador. Cada um de nós é… Minha geração, e ainda mais a geração depois de mim, estamos mudando a maneira como falamos sobre nossa identidade e quem somos. Não há problema em ser diferente ou não se encaixar na norma. Quando eu comecei na BYU, eu não pensava assim. Eu pensava que tinha que ser o que todos antes de mim foram. Sinto por minha própria experiência que isso está mudando, ou talvez eu esteja mudando. Espero que o nosso país, minha fé e minha comunidade prossiga de modo semelhante”.

Easton partilhou o temor e a alegria que sentiu ao fazer este discurso.

“Quando as pessoas começaram a bater palmas, a sensação foi um pouco esmagadora. Ver um grupo que eu pensei por tanto tempo que me odiaria ou fosse me hostilizar ali comemorando e me aceitando, foi incrível.”

Embora Easton tenha compartilhado com o Washington Post a dissonância cognitiva que ele sente como santo dos últimos dias gay, ele testemunhou: “Quanto mais eu entendi o meu relacionamento com Deus, mais autêntico eu me tornei e mais fiel a mim mesmo que jamais senti”.

Fonte: LDS Living

Relacionado:

“Élder Holland, eu sou gay” – Veja o que o apóstolo respondeu

Um comentário sobre ““Tenho orgulho de ser gay e filho de Deus” – Discurso de orador de turma em formatura da BYU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *