MaisFé.org

Perguntas e Respostas sobre o evangelho: quem é da tribo de Manassés hoje?

Entender a coligação de Israel é importante para todos os santos dos últimos dias – o Presidente Russell M. Nelson chamou isso de “o maior desafio, a maior causa e a maior obra da terra”.

Ele continuou:

“Essa coligação é a coisa mais importante que está acontecendo na Terra hoje em dia.  Nada se compara em grandeza, em importância e em majestade”.

À medida que nos esforçamos para nos empenhar neste trabalho, teremos naturalmente um fascínio pela tradição em torno das Dez Tribos Perdidas de Israel. O que sabemos e como isso nos ajuda a preparar para a Segunda Vinda do Senhor?

Quem são as Dez Tribos Perdidas de Israel?

Tribo de Israel saindo de Jerusalém

O grande patriarca Jacó do Antigo Testamento, filho de Isaque e Rebeca, neto de Abraão e Sara, recebeu o nome de Israel pelo Senhor. Ele teve 12 filhos entre suas esposas, que se tornariam conhecidos como as Doze Tribos de Israel. Eles são:

  • Rúben
  • Simeão
  • Levi
  • Judá
  • Issacar
  • Zebulom
  • Naftali
  • Gade
  • Aser
  • José
  • Benjamim

A história de José no Egito é bem conhecida e registada na segunda metade do Gênesis. Ele se casou com uma mulher egípcia de família nobre chamada Asenate e teve dois filhos, Manassés e Efraim.

Embora fossem netos de Jacó, o patriarca adotou-os e abençoou-os como se fossem seus próprios filhos, para que pudessem participar igualmente de sua herança. Isso aconteceu em parte porque o filho mais velho, Rúben, havia transgredido.

José e seus filhos receberam uma porção dupla. As tribos de Efraim e Manassés se tornariam “meias-tribos”.

Esses descendentes de Jacó formariam seu próprio reino de Israel, eventualmente dividido em um reino do Norte e um reino do Sul. O reino do Norte consistia em 10 tribos e era conhecido como Israel.

O reino do Sul consistia nas tribos de Judá e Benjamim e era conhecido como Judá. O que aconteceu com esses reinos e que se tornaram as dez tribos perdidas?

Aqui está o que aprendemos com o Dicionário Bíblico:

O reino do Norte logo entrou em apostasia e adotou muitas práticas de Baalismo, apesar dos ministérios de grandes profetas como Elias e Amós. Após uma história de mais de 200 anos e uma série de 19 Reis, o reino foi capturado pelos assírios e o povo foi levado cativo para a Assíria. Eles, portanto, tornaram-se conhecidos como as “dez tribos perdidas”.

As tribos de Benjamim e Judá sobreviveram e consistem no povo judeu hoje, sendo “autorizados a retornar à sua terra natal após o exílio babilônico”.

O que aconteceu com a tribo de Manassés?

Então, o que aconteceu com as dez tribos perdidas e com a tribo de Manassés?

A maioria dos historiadores acredita que as tribos conquistadas absorveram as culturas de seus captores. A evidência bíblica torna esta conclusão clara. Tanto a Bíblia quanto o Livro de Mórmon têm profecias claras de que as tribos seriam espalhadas por todas as nações da terra.

Deuteronômio 4:27 afirma:

“E o Senhor vos espalhará entre os povos, e ficareis poucos em número entre as nações às quais o Senhor vos conduzirá”.

Em 1 Néfi 22:3, lemos:

“Portanto, as coisas que li são relativas tanto às coisas terrenas como às espirituais. Pois parece que a casa de Israel, mais cedo ou mais tarde, será dispersa sobre toda a face da Terra e também entre todas as nações”.

Há alguma evidência anedótica de que Joseph Smith pode ter afirmado que um remanescente das tribos perdidas está perto do Pólo Norte, mas não há provas verificáveis de que tal coisa foi ensinada ou dita. Parte dessa especulação vem de um versículo em Doutrina e Convênios 133, que diz:

“E aqueles que estiverem nos apaíses do norte serão lembrados pelo Senhor; e os seus profetas ouvirão a sua voz e não mais se conterão; e ferirão as pedras e o gelo se derreterá diante deles.”

O Élder Bruce R. McConkie escreveu certa vez:

“Há algo de misterioso e fascinante em acreditar que as dez tribos estão atrás de um iceberg em algum lugar da terra do Norte, ou que elas estão em algum planeta distante que um dia se juntará à terra, ou que a tribo de Dã está na Dinamarca, a tribo de Rúben na Rússia, e assim por diante. Um clichê comum afirma: ‘se soubéssemos onde estavam as tribos perdidas, elas não estariam perdidas. É verdade que elas estão perdidas do conhecimento do mundo; elas não são vistas e reconhecidas como o reino que já foram; mas, em termos gerais, seu paradeiro é conhecido. Eles estão espalhados por todas as nações da terra, principalmente nas nações ao norte das terras de sua primeira herança.”

Ele também declarou:

“E então, na hora marcada e sob a direção do Presidente da Igreja, que detém as chaves da reunião de Israel e a liderança das Dez Tribos da terra do Norte, pelo menos partes representativas e designadas do Reino de Israel Irão das terras ao norte da Palestina de volta à sua antiga herança, ao próprio solo prometido a Abraão, Isaque e Jacó como herança eterna.”

Quem afirma ser de Manassés hoje?

Embora não possamos ter certeza dos detalhes, existem alguns grupos hoje que reivindicam herança das dez tribos perdidas. Os Bnei Menashe, uma comunidade de várias partes do Sudeste Asiático, e os samaritanos afirmam que muitos dos seus descendentes são da tribo de Manassés.

Outras reivindicações são feitas por outros grupos para outras tribos em todo o mundo. Não existe uma forma concreta de apoiar estas alegações.

Também aprendemos com as escrituras que o profeta do Livro de Mórmon, Leí, era descendente de Manassés.

Esperançosamente, ao aprender mais sobre as dez tribos perdidas, podemos obter uma compreensão de nossa própria herança espiritual e da importância de convidar outras pessoas a virem a Cristo.

Nota de esclarecimento: embora todas as nossas respostas usem as escrituras e/ou palavras dos profetas modernos, não representamos a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Não acreditamos que nenhuma das nossas respostas seja abrangente.

Fonte: LDS Daily

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *