O que acontece em um velório e um enterro dos Santos dos Últimos Dias?
A morte é uma parte essencial do plano de Deus para todos os Seus filhos. Os Santos dos Últimos Dias acreditam que existem dois tipos de morte: a física e a espiritual. A morte física e é a separação de nosso corpo mortal e de nosso espírito; e a morte espiritual acontece quando ficamos separados de Deus por conta de nossa desobediência.
Tanto a morte física quanto a espiritual ser tornaram possíveis por causa da Queda de Adão e Eva e ao mesmo tempo, podem ser consertadas por meio da Expiação de Jesus Cristo. Esse vídeo pode te ajudar a entender melhor sobre isso.
Mesmo que o falecimento de um familiar ou de um amigo seja extremamente doloroso, temos a certeza de que a morte não é o fim de tudo, pois graças a Jesus Cristo, podemos ser redimidos dessa morte.
E por sabermos que a morte não é o fim, temos esperança em Cristo e a confiança de que Deus está cuidando de tudo.
Quando alguém falece
Quando um membro da Igreja morre, o bispo da unidade em que a pessoa pertencia pode se oferecer para ajudar a consolar os familiares e amigos e para ajudar a realizar os serviços fúnebres.
O bispo também pode pedir ajuda de outros membros da ala para avisar amigos e parentes, ajudar a preparar um obituário ou outros serviços, ajudar a fazer os preparativos para o velório e o cemitério, vestir o corpo para o sepultamento, etc.
Se a pessoa que faleceu não é membro da Igreja, o bispo pode oferecer a capela para ser utilizada no velório, contanto que rituais de outras igrejas ou organizações não sejam realizados. Para saber mais, confira a seção “Serviços fúnebres para não membros da Igreja” no Manual Geral.
Como é um velório Santo dos Últimos Dias?
Os velórios no Brasil acontecem como uma oportunidade de nos despedirmos da pessoa falecida. Este evento pode acontecer das mais variadas formas, dependendo dos costumes e tradições locais.
Para os Santos dos Últimos Dias, os velórios podem acontecer na capela ou em outro local, de acordo com o desejo dos familiares. Se acontecer em uma das capelas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o Manual Geral diz:
“Os líderes devem abrir a capela para o agente funerário pelo menos uma hora antes do horário marcado para o velório. Após o velório, uma oração em família pode ser feita se a família assim o desejar. O caixão deve ser fechado antes do serviço funerário.”
O sepultamento
Normalmente no Brasil, após o velório vem o sepultamento. Sobre as instruções, lemos no Manual Geral:
“Se possível, pelo menos um membro do bispado acompanha o cortejo fúnebre até o cemitério. Se a sepultura precisar ser dedicada, ele deve consultar a família e pedir a um portador do Sacerdócio de Melquisedeque que o faça […] Se a família preferir, pode ser feita uma oração junto à sepultura.”
Sempre que possível, os membros falecidos que receberam a investidura do templo devem ser enterrados ou cremados vestidos com as roupas do templo – que são as roupas brancas que utilizamos quando estamos dentro do templo.
Se não for possível, as roupas do templo podem ser dobradas e colocadas ao lado do corpo (para mais informações sobre como vestir a pessoa falecida, veja a seção “Roupa mortuária do templo” no Manual Geral).
E se quiser saber mais sobre cremação, considere ler “Saiba qual é a posição da Igreja sobre a cremação”.