10 coisas pelas quais nos esquecemos de ser gratos
Talvez, ao olhar para os últimos 12 meses, você veja muitos momentos comuns, mas nada extraordinário. Ou talvez esteja considerando que seria mais fácil fazer uma lista de decepções e dificuldades em vez de enumerar as coisas pelas quais você é grato neste ano.
E embora nossas dificuldades sejam reais, sabemos que há um poder motivador em procurar e apreciar os pequenos milagres da vida. Para ajudar você a começar, aqui estão 10 bênçãos que às vezes negligenciamos; bênçãos que quase todos nós recebemos.
Nosso futuro
Ver a mão de Deus no retrovisor de nossas vidas pode ser fácil. Mas encarar o desconhecido, os desafios que nos aguardam e a incerteza da vida pode ser incrivelmente assustador. Mas, do outro lado da mesma moeda, há muitas bênçãos em nosso futuro que conhecemos, como oportunidades para aprender, a beleza do crescimento e progresso, e nosso potencial divino—literalmente—ainda não explorado. Sem mencionar todas as bênçãos que nos aguardam após nosso tempo na terra: a promessa da exaltação, um céu cheio das pessoas que amamos e uma eternidade ao lado de nossos amorosos pais celestiais e de nosso Salvador, Jesus Cristo.
Nossas emoções
Nossas emoções são frequentemente uma espada de dois gumes. Muitos de nós compreendem sentimentos de tristeza, dor, dúvida, angústia, perda e tristeza com muita frequência. Mas também conhecemos a verdade de que há “oposição em todas as coisas. Se assim não fosse, meu primogênito no deserto, não haveria retidão nem iniquidade, nem santidade nem miséria, nem bem nem mal”.
Então, em dias difíceis, mesmo que você não consiga encontrar gratidão imediatamente, saiba que você pode encontrar bons sentimentos. Costumamos expressar gratidão por nossos corpos físicos, e com um corpo físico saudável vêm as emoções estilo montanha-russa da vida. A emoção faz parte do que nos torna humanos e nos ensina empatia. E nos dias que forem especialmente bons ou felizes, não esqueça de fazer uma oração extra de gratidão.
Nossas personalidades
Sua personalidade, seus interesses, ambições, hábitos, preferências, habilidades e qualidades, é o que realmente faz de você, VOCÊ. É o que atrai os outros para você, molda seus dias e é exatamente como o Pai Celestial pretendia que você fosse. Faça um inventário das partes de sua personalidade que você gosta: Você é um trabalhador dedicado? É a alma da festa? Você é silenciosamente compassivo? É um estudante ávido? Você é uma pessoa humilde? É gentil? Ou é reflexivo? É um amigo leal? É orientado para o serviço? Ou é pontual? É um pacificador? Depois de ter uma lista sólida de seus traços de personalidade favoritos—mentalmente ou fisicamente escrita—considere expressar gratidão por alguns desses dons que ajudam a definir quem você é.
Nossos sentidos
Cantamos canções da Primária sobre apreciar céus azuis, e os cantos dos pássaros, e expressamos em orações nossa gratidão pela natureza. Mas você já considerou agradecer pelos sentidos físicos que lhe foram dados e que permitem que você experimente a beleza da natureza? Os dons da visão, audição, tato, paladar e olfato, junto com o dom de um corpo físico que permite que você esteja na natureza, são todos preciosos e frequentemente negligenciados.
O riso
Na mesma linha das suas emoções, o riso é um presente e algo pelo qual podemos ser gratos. A habilidade de desfrutar de uma piada, encontrar humor em uma situação embaraçosa ou apreciar a inocência com os outros cria uma conexão imediata entre as pessoas. Na verdade, estudos mostraram que algumas de nossas memórias de longo prazo mais fortes estão enraizadas em situações repletas de risos. Então, se a pipoca queimar ou sua se pintar inteira com o seu batom, tente encontrar humor na situação. Tire uma foto para eternizar o momento e agradeça por poder rir dessa situação.
Criatividade
Em seu discurso na conferência de outubro de 2008, o Élder Dieter F. Uchtdorf disse: “O desejo de criar é um dos mais profundos anseios da alma humana. Sejam quais forem nossos talentos, estudos ou nossas habilidades, cada um de nós tem um desejo inato de criar algo. Todo mundo é capaz de criar. Não é necessário ter dinheiro, destaque ou influência para criar algo que tenha conteúdo e beleza”.
A universalidade da criação significa que ela não tem limites. Em seu nível mais básico, a criatividade é trazer à existência algo que não existia antes. O Élder Uchtdorf dá exemplos como “jardins floridos, lares harmoniosos, lembranças familiares, riso prazeroso … Veja quantos sorrisos você pode causar, escreva uma carta de agradecimento, aprenda algo novo, identifique um espaço e o embeleze”. E a capacidade de ser criativo, de pensar fora da caixa de qualquer maneira, forma ou cenário, é um presente incrível.
Tempo com entes queridos
Recentemente, tivemos alguns sustos de saúde em minha família que nos fizeram ficar um pouco mais cientes de quão frágil é a vida e de como somos sortudos por poder passar tempo com as pessoas que mais amamos. Enquanto algumas pessoas consideram comemorações familiares como um momento de “suportar aquele fulano”, tente dar um passo para trás em relação a algumas dessas diferenças de opinião ou conversas constrangedoras. Aproveite este ano como uma oportunidade para apreciar as coisas positivas que essas pessoas trazem para a sua vida e tente enxergar o bem em todos.
Segundas chances
Você sem dúvida já ouviu a frase “Cada dia é um novo dia”, que é a essência do que acreditamos sobre o arrependimento. Mas, no grande esquema das coisas, você realmente acredita e vive isso? E se você acredita no arrependimento e na oportunidade de verdadeiras segundas chances, você é grato por isso?
Em um devocional de 1980 na Brigham Young University, o Presidente Jeffrey R. Holland compartilhou: “Quando você chegar em casa hoje à noite, caia de joelhos e agradeça ao seu Pai Celestial que você …compreendeu um evangelho que promete arrependimento àqueles que estão dispostos a pagar o preço. Arrependimento não é uma palavra ameaçadora… Arrependimento é simplesmente o convite nas escrituras para crescimento, melhoria, progresso e renovação. Você pode mudar! Você pode ser tudo o que deseja ser em retidão”.
Acesso à informação
Às vezes, a gratidão requer mudar nossa perspectiva. O que às vezes vemos como negativo—uma “sobrecarga de informações”, pode ser subvalorizado quando consideramos as circunstâncias necessárias para acessar a incrível quantidade de informações disponíveis hoje.
Inacreditavelmente, em 2023, apenas cerca de 65% da população mundial tem acesso à internet. E mais de 781 milhões de adultos ao redor do mundo não sabem ler. Então, da próxima vez que você abrir um mapa no seu telefone, fazer uma rápida pesquisa na internet ou assistir a um vídeo de instruções, faça isso com um pequeno sorriso de gratidão pela tecnologia e pelo seu acesso quase instantâneo a uma infinidade de conhecimento.
Apoio inabalável do céu
A última, e certamente não menos importante, mas talvez menos considerada, bênção que às vezes esquecemos é o apoio inabalável, incondicional e confiável que recebemos do céu. Vou deixar você com algumas citações de líderes da Igreja como um lembrete desse amor, porque eles já o compartilharam de maneira muito mais eloquente do que eu poderia.
“Os céus vão regozijar-se por você hoje, amanhã e para sempre.” – Presidente Jeffrey R. Holland
“Não se equivoquem nem desvalorizem a importância que vocês têm para o Pai Celestial. Vocês não são um subproduto acidental da natureza, órfãos cósmicos ou resultado da combinação de matéria, tempo e acaso. Onde existe algo planejado, existe alguém que o planejou.” – Élder Alan T. Phillips
“Embora se formem nuvens de tempestade, embora a chuva seja derramada sobre nós, nosso conhecimento do evangelho e nosso amor pelo Pai Celestial e por nosso Salvador vão consolar-nos e dar-nos alento e alegria ao coração.” – Presidente Thomas S. Monson
“Às vezes, global ou pessoalmente, podemos sentir-nos distantes de Deus, afastados do céu, perdidos e sozinhos em lugares escuros e tristes. Muitas vezes, essa situação pode ser causada por nós mesmos, mas mesmo assim o Pai de todos nós está vigilante e pronto para ajudar.” – Presidente Jeffrey R. Holland
“Deus está no céu. Ele vive. Ele conhece e ama você. Ele está atento a você. Ele ouve suas orações e conhece os desejos do seu coração. Ele está cheio de amor infinito por você.” – Élder Dieter F. Uchtdorf
E não importa onde esteja o seu coração, não se esqueça do Salmo 118:1: “Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua abenignidade dura para sempre.”
Em vez de um apelo para agradecer pelas coisas que Deus fez ou nos deu, é um pedido para agradecer por quem Deus é, um Senhor misericordioso, inalterável e amoroso. E isso é sempre algo pelo qual podemos ser gratos.
Fonte: LDS Living
Veja também: 5 maneiras de ensinar seus filhos sobre sexualidade e castidade