DestaquesGeralMundoNotícias

Estudantes da BYU criam novo dispositivo de filtragem de água para o Paquistão

15 dispositivos de tratamento de água criados por estudantes da BYU estão sendo implementados em comunidades no Paquistão, em coordenação com líderes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Trabalhando em Provo, Utah, um grupo de estudantes de engenharia da BYU criou um dispositivo de filtragem de água que está ajudando milhares de pessoas do outro lado do mundo, no Paquistão, a terem acesso à água potável mais limpa e segura.

Os estudantes de engenharia da BYU, Bethany Parkinson e Owen Tolley, verificam a água após ter sido filtrada através de seu novo dispositivo, na lagoa de patos ao sul do campus em Provo, Utah, em 8 de fevereiro de 2022. Jaren Wilkey/BYU
Os estudantes de engenharia da BYU, Bethany Parkinson e Owen Tolley, verificam a água após ter sido filtrada através de seu novo dispositivo, na lagoa de patos ao sul do campus em Provo, Utah, em 8 de fevereiro de 2022. Jaren Wilkey/BYU

Élder Peter F. Meurs, Setenta Autoridade Geral, foi o gerente-chefe do projeto de filtragem de água quando servia como primeiro conselheiro na Presidência da Área Ásia.

“Ao falar com os líderes do governo sobre as mais altas prioridades humanitárias, líder após líder identificou a água potável como uma prioridade muito significativa para o país”, disse Élder Meurs em um comunicado da BYU News [em inglês].

Cerca de 30% das doenças no Paquistão são causadas por água contaminada, porém tais doenças podem ser evitadas.

Owen Tolley, um estudante da equipe da BYU, disse que eles pensaram muito sobre o que queriam corrigir, como turbidez, coliformes, incluindo Escherichia coli e arsênico, que é conhecido por ser encontrado em altos níveis em certas regiões.

“Pensamos muito sobre quais métodos, 1) seriam mais eficazes no tratamento da água; 2) seriam robustos e simples de usar e manter; 3) seriam econômicos”, escreveu Tolley em um e-mail para o Church News.

Eles criaram um dispositivo que leva água através de microfiltração e ultrafiltração. Bethany Parkinson, outra integrante da equipe, disse que levou o dispositivo para a lagoa de patos, ao sul do campus da BYU.

“Colocamos o dispositivo na beira da lagoa, colocamos o tubo na água e ligamos a bomba”, disse Parkinson. “Quando a água saiu do filtro pela primeira vez, ficamos emocionados. Estava tão clara quanto a água da geleira.”

Já não havia mais bactérias nocivas na água da lagoa. Tolley disse que o protótipo lhes deu uma ideia do que era possível, e então eles se conectaram com uma empresa paquistanesa, capaz de construir e manter os sistemas a um custo razoável.

Élder Meurs encomendou 15 dispositivos de tratamento de água, que foram implementados imediatamente no país asiático.

“Por causa do trabalho de base que os alunos fizeram, conseguimos levar o projeto adiante por mais de um ano”, disse Élder Meurs. “Não acho que seria possível progredir tanto sem a ajuda da equipe do projeto de conclusão do curso.”

Corry Cloward, treinador do projeto de conclusão do curso da BYU, demonstra o sistema de filtragem de água na lagoa de patos do campus, em 8 de fevereiro de 2022.

Corry Cloward, treinador do projeto de conclusão do curso da BYU, demonstra o sistema de filtragem de água na lagoa de patos do campus, em 8 de fevereiro de 2022. | Jaren Wilkey, BYU

Tolley disse que gostaria de ir ao Paquistão algum dia para conhecer as pessoas de lá e trabalhar em mais projetos de água.

“Às vezes, sinto que não fizemos muito, mas fizemos um trabalho valioso que progrediu através do projeto e fez algumas coisas boas acontecerem”, disse ele. “Espero que seja apenas o começo de algo muito maior.”

Matéria original e mais fotos em:
https://www.thechurchnews.com/pt/global/2022/8/30/23328019/estudantes-byu-dispositivo-filtragem-agua-paquistao

Um comentário sobre “Estudantes da BYU criam novo dispositivo de filtragem de água para o Paquistão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *