Classe especial do instituto Santa Maria oferece curso do currículo em LIBRAS
Thiago Trindade entrevista o casal Sara e Nefi, ministram aulas em libras para os alunos do Instituto Santa Maria e de outros institutos do Brasil.
Qual o motivo inicial para a organização desta classe para irmãs e irmãos surdos.
R: Recentemente a acessibilidade vem ganhando tamanhas proporções na mídia que vinculam o acesso e inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, e a construção de uma viés politico e social para tais garantias. Na igreja, também existem membros que precisam de acessibilidade, para que também alcance entendimento sobre o evangelho, para que compreendam o amor do Salvador por elas. Muitas pessoas que são surdas não tiveram oportunidade de frequentar seminários, institutos, por não terem um entendimento sobre a aula. Por vezes tem alguns intérpretes em algumas regiões que atuam interpretando as aulas de suas localidades, o que é maravilhoso. Mas de fato o motivo inicial está entrelaçado com alguns outros objetivos que a comunidade surda da igreja tem se esforçado durante anos, com as conferencias gerais, acessos que assim como tem a comunidade surda da Igreja nos Estados Unidos nós queremos ter também. Então, fomos motivados também pelo presidente de Estaca de Santa Maria – RS, que nos apoiou e rapidamente acolheu nossa luta que nos ajudou a implementar esse curso dentro do Instituto da Estaca Santa Maria – RS mas aberto a todo Brasil.
Qual o diferencial desta classe? Qual curso e qual instituto?
R: O diferencial é ser ministrado na própria língua de sinais por dois professores. Um professor que é surdo ministrando em sua própria língua para todos outros surdos, membros e não membros, assim como pessoas que sabem essa língua. E outro professor que é ouvinte mas que apenas sinaliza na aula, o conhecimento transmitido nessa língua é um grande diferencial para a comunidade surda e para todos os membros que não tem conhecimento sobre e que possam vir a ter. O nosso espaço é o Instituto é a Estaca Santa Maria do Rio grande do sul, entretanto é ministrado para todo o Brasil, sendo o curso Jesus Cristo e o Evangelho Eterno, uma das matérias obrigatórias para se formar no instituto.
Há quanto tempo está classe foi criada e por quem?
R: A inspiração e iniciativa parte de dois lados, os membros surdos de Santa Maria e comunidade surda, composta de intérpretes, e familiares e do Presidente da Estaca de Santa Maria.
Quantas pessoas assistem e de onde os alunos são?
R: Na primeira aula tivemos 30 pessoas assistindo, foi uma grande surpresa. Infelizmente algumas pessoas pensaram que eram um curso para aprender Libras, e não curso em Libras e não permaneceram, entretanto esse é um planejamento futuro.
Qual a repercussão do curso?
R: Tem sido grande, por ser o primeiro curso ministrado em Libras no Brasil. A divulgação tem contado por parte de nós e pelos institutos das regiões.
Quais as expectativas para este semestre?
R: Alcançar os membros da comunidade surda da igreja, para que eles voltem e caminhem conosco ou aqueles que já estão, permanecerem.
Quais as metas e objetivos já alcançados?
R: A repercussão que gerou curiosidade também para aprender Libras. e ocorrida pelo membros surdos de participarem do instituto para se formarem também.
Existem relatos de experiências espirituais entre a classe?
R: Sim, preparamos a classe para que fique espiritual mesmo com os slides, e com a nossa fala mesmo. Por isso sempre pedimos antes que o Senhor nos ajude a ser apenas instrumentos em Suas mãos. Todos os sábados convidamos os alunos compartilharem e conversar conosco sobre seus pensamentos durante a aula.
Como os alunos se sentem ministrados através deste curso maravilhoso? R: Tem sempre um sentimento bom durante as aulas, sei que o Espirito Santo está conosco ali. Espero que eles aproveitem o máximo das aulas, e que inspiremos a eles a buscar o Salvador, assim como estamos fazendo para ajudá-los. Só temos que agradecer por eles confiarem em nós também
Prestem nos seu breve testemunho sobre este trabalho de amor e como ele tem abençoado suas vidas e dos alunos
R: Sabemos que o Pai Celeste vive e que nos ama, e que se formos sempre dependentes Dele, do seu amor e sermos obedientes, teremos não só bênçãos, mas revelação pessoal. Nesse curso, aprendemos sobre a vida de Jesus Cristo, que através Dele e de sua expiação podemos voltar a presença do Pai Celestial, mas precisamos ser firmes e corajosos aqui na Terra, guardando os mandamentos e sendo guiados pelo Espirito Santo, para termos sabedoria e saber das coisas que são certas ou não. Por isso somos gratos, dessa responsabilidade maravilhosa de ministrar, de mostrar aos irmãos que através do conhecimento, teremos paz, esperança e segurança aqui na Terra. Oremos para que, todos estejam segurando na barra de ferro! Deixamos esse testemunho em nome do nosso Salvador Jesus Cristo, amém.